top of page
FLA-retrato_edited.png

Flávia Fábio

Artista visual e educadora, cursa o doutorado em Poéticas Visuais na Unicamp com a pesquisa centrada na paisagem, explorando técnicas híbridas da gravura. Mestre em Multimeios e graduada em Artes Visuais, também pela Unicamp, atua como docente no ensino superior em cursos de Artes Visuais e Design Gráfico e na Especialização em Design Gráfico da Unicamp, além de ministrar cursos e workshops. Foi coordenadora da Licenciatura em Artes Visuais da FAAL (Limeira), entre 2007 e 2019 e esteve à frente da Galeria FAAL entre 2011 e 2019, realizando várias exposições. Desde de 2001, é sócia da Traço Publicações e Design, desenvolvendo projetos na área de design gráfico e de organização de eventos. 

Em 2018 passou integrar o grupo “Pesquisas e Projetos Gráficos: entre livros de artistas, gravuras e memórias”, coordenado pela Profa. Dra. Luise Weiss.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram

Habitar um jardim exige trabalho árduo e um pensamento estético que o idealiza e o molda, estabelecendo ciclos de cuidado contínuo: plantar, regar, controlar o crescimento, podar, atos corriqueiros da jardinagem que sugerem outras intenções, para além deste espaço. 

Para a artista, o jardim de casa é um campo de imersão, uma possibilidade de reconexão com a natureza. Num caminho do macro para o microcosmo, seus detalhes foram ganhando maiores dimensões e as espécies vegetais ali presentes assumiram um protagonismo, passando a atuar não apenas como modelos para observação, mas emprestando suas formas, tornando-se coautoras no processo criativo.

Da manipulação dos fragmentos dessas plantas surgem matrizes de gravuras, monotipias, frotagens, relevos. Podas que seriam descartadas tem sua materialidade conservada em matrizes de cologravura, deixando marcas em papéis ou placas de argila, como espécies de fósseis forjados, inventados.

Nestes processos de impressão, este jardim é apreendido, dominado e transposto para outros lugares, criando novos ambientes, onde encontram-se sugestões, vestígios do jardim original, que configuram tentativas de preservar a memória vegetal deste lugar.

FIQUE POR DENTRO

Obrigado pelo envio!

  • Youtube
  • Grey Instagram Icon

R. Francisco de Barros Filho, 546 - Cidade Universitária, Campinas - SP, 13084-215

© 2023 por Os Sabores. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page